Dom Eugênio de Araújo Sales, nasceu na fazenda Catuana, município de Acari-RN, a 8 de novembro de 1920 e batizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari, no dia 28 de novembro de 1920. Filho de Celso Dantas Sales e Josefa de Araújo Sales (Téca) e irmão de Dom Heitor de Araújo Sales. Fez seus primeiros estudos em Natal, no Rio Grande do Norte, e ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Dom Eugênio foi ordenado sacerdote no dia 21 de novembro de 1943, pelas mãos de Dom Marcolino Esmeraldo de Sousa Dantas, bispo de Natal, na mesma igreja onde recebera o batismo. No dia 28 de junho de 1948 foi nomeado o primeiro capelão da gloriosa e amada Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, permanecendo no cargo até 29 de outubro de 1954, quando foi substituído pelo padre MANOEL BARBOSA VASCONCELOS FILHO. Portanto dom Araújo Sales, hoje no auge dos seus quase 90 anos, faz parte da história de nossa querida PMRN, do Rio Grande do Norte e do País, Desta quase uma década de existência,trinta (30) deles à frente da arquidiocese carioca, ele demonstra um vigor permanente em sua fidelidade à Igreja .Com a experiência de ter colaborado na elaboração dos documentos do Concílio Vaticano II, participado de vários Sínodos dos bispos e atuado em diversas Congregações da Santa Sé, o cardeal afirma que os que querem o bem da Igreja e do Brasil precisam ter coragem de dizer que o "sim" é "sim" e que o "não" é "não".
Em 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo papa Pio 12. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, função que exerceu até 1965.
Em 1964, tornou-se administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador e, quatro anos depois, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, pelo papa Paulo 6º.
Dom Eugênio foi o criador das Comunidades Eclesiais de Base e da Campanha da Fraternidade. Teve também especial participação ao abrigar perseguidos políticos durante o regime militar.
Em 1969, Dom Eugênio de Araújo Sales foi nomeado cardeal pelo papa Paulo 6º. No dia 13 de março de 1971, o papa o nomeou arcebispo do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001, quando sua renúncia foi aceita.
Dom Eugênio foi um dos primeiros bispos brasileiros a implantar o Diaconato Permanente, o ministério clerical que pode ser concedido a homens casados, segundo a restauração do Concílio Vaticano 2º. Foi também membro de onze congregações no Vaticano.
Dom Eugênio Sales possui os títulos de cardeal protopresbítero (o mais antigo em idade e/ou nomeação entre os cardeais presbíteros) e arcebispo emérito (aposentado) da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário